Conheça o projeto

Quais são as características das crianças com altas habilidades?

Uma criança com altas habilidades, em geral, apresenta um desempenho acima da média no desenvolvimento de algum tipo de tarefa. Em contexto acadêmico, adotam-se, com frequência, as inteligências múltiplas sistematizadas pelo pesquisador Howard Gardner para mapear as áreas de atuação de destaque das crianças identificadas como superdotadas: linguística, lógico-matemática, espacial, corporal-sinestésica, musical, interpessoal, intrapessoal e naturalística.

Little Mr. Smarty Pants

Como podemos identificá-las em contexto escolar?

Embora existam inúmeros testes desenvolvidos para identificá-las, os especialistas são unânimes na valorização da importância do olhar do professor. O aluno com altas habilidades, em alguns casos, será identificado pelas altas notas que apresenta em sua vida escolar. No entanto, muitas crianças traduzirão seus talentos em habilidades que não serão, necessariamente, quantificadas pelos instrumentos-padrão da avaliação. Nesse sentido, apenas na observação atenta do cotidiano, o professor será capaz de flagrar um raciocínio de vanguarda, um desenho que transcenda a técnica ensinada ou um texto que apresente vocabulário notável.

Segue uma lista com 27 características frequentemente observadas em crianças com altas habilidades, divulgadas nos materiais de formação do MEC. Caso um aluno, em sala de aula, apresente alguma dessas características, é grande a chance de ele ser uma criança com altas habilidades.

1) Aprende fácil e rapidamente.

2) É original, imaginativo, criativo, não convencional.

3) Está sempre bem informado, inclusive em áreas não comuns.

4) Pensa de forma incomum para resolver problemas.

5) É persistente, independente, autodirecionado (realiza tarefas sem necessidade de cobrança).

6) Persuasivo, é capaz de influenciar os outros.

7) Mostra senso comum e pode não tolerar tolices.

8) Inquisitivo e cético, está sempre curioso sobre o como e o porquê das coisas.

9) Adapta-se com bastante rapidez a novas situações e a novos ambientes.

10) É esperto ao fazer coisas com materiais comuns.

11) Tem muitas habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.).

12) Entende a importância da natureza.

13) Tem vocabulário excepcional, é verbalmente fluente.

14) Aprende facilmente novas línguas.

15) Trabalhador independente.

16) Tem bom julgamento, é lógico.

17) É flexível e aberto.

18) Versátil, tem múltiplos interesses, alguns deles acima da idade cronológica.

19) Mostra sacadas e percepções incomuns.

20) Demonstra alto nível de sensibilidade e empatia com os outros.

21) Apresenta excelente senso de humor.

22) Resiste à rotina e à repetição.

23)Expressa ideias e reações, frequentemente de forma argumentativa.

24) É sensível à verdade e à honra.

Como funcionará o Núcleo para crianças com Altas Habilidades do Liceu Jardim?

Os alunos terão um encontro semanal de duas horas de duração no contraturno. Nesses encontros, eles deverão desenvolver alguns projetos propostos pelos professores mediadores. Os projetos, por sua vez, serão organizados de acordo com os perfis dos estudantes, observados à luz da teoria das inteligências múltiplas de Gardner, como já citado.

Nessa perspectiva, por exemplo, os alunos poderão criar jogos de tabuleiro, organizar eventos que movimentem o cotidiano escolar, experenciar as etapas do método científico, trabalhar na produção de um jornal e participar ainda de inúmeras outras possibilidades de projetos.