NOTÍCIA

Projeto de alfabetização de funcionários entra em seu 3º ano com muitos ganhos para a equipe e para a escola
Publicado em 14/05/19 por Depto. de Marketing

Em 2017, após uma conversa com o departamento de Recursos Humanos do colégio, a diretora da Educação Infantil, Stella Maris Guerra, percebeu a oportunidade de realizar um trabalho diferente e muito especial no Liceu Jardim: a alfabetização de adultos.

Habituada a acompanhar e coordenar o processo de alfabetização das crianças, ela sentiu a necessidade de realizar esse trabalho com os funcionários também. “Somos uma escola e como pode uma escola ter funcionários que não saibam ler e escrever?”, explica.

Após receber total apoio da Direção, estruturou o projeto com aulas inseridas na rotina de trabalho da equipe, para reduzir o risco de evasão. “Depois, fiz uma reunião com todos eles perguntando quais eram os sonhos de cada um e as expectativas em relação ao estudo. Foi muito bonito aquele primeiro encontro”, lembra Stella.

Assim, o curso de alfabetização começou há três anos e até hoje é realizado semanalmente, envolvendo cerca de 15 colaboradores.

As temáticas das aulas variam bastante, graças ao apoio de toda equipe de professores, que se disponibilizam a participar e compartilhar seus saberes com o grupo. Assim, eles já tiveram aulas de música, artes, ciências bilíngue, entre outras. “São momentos inesquecíveis, de muita diversão e aprendizado”, diz a professora.

Após as aulas, a autoestima do grupo aumentou visivelmente e todos estão mais envolvidos com as atividades da escola. “No ano passado, até participamos da festa junina com uma linda quadrilha!”, conta Stella. “Se antes eles tinham dificuldades de leitura e escrita, agora podem escrever uma história diferente para suas vidas e temos muito orgulho em fazer parte disso”, conclui.

Confira no vídeo abaixo um pouquinho do projeto!